Pages

quarta-feira, 25 de julho de 2012

OS AVANÇOS OCORRIDOS NO BRASIL NA DIREÇÃO DA DEMOCRACIA


São notórios os avanços verificados na sociedade brasileira nos últimos anos. A atuação de certas entidades, a exemplo da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e Estaduais, do CNJ, do TCU e CGU dá ao cidadão  a esperança de que os limites impostos pela constituição, e leis infraconstitucionais, aplicam-se a todos, independentemente da posição que o infrator ocupa dentro de nossa sociedade. 


Não menos importante tem sido o papel da imprensa na divulgação dos malfeitos verificados na Administração pública, o que muitas das vezes força a abertura de processos investigatórios, bem como inibe a ação dos malfeitores, resultando em ganhos para a sociedade. 


O maior exemplo desse avanço ocorrido no seio da nossa sociedade, sem dúvida, é o processo judicial do chamado mensalão, cujo julgamento será um marco de grande relevância para o nosso país, até pela complexidade desse processo, e das pessoas que estão no polo passivo. 


Ao contrário do que muitos pensam, que a corrupção alcançou um patamar nunca antes visto, quero acreditar que atualmente a liberdade de imprensa, conjugada com a atuação das entidades acima informadas, tem permitido a descoberta e divulgação do que antes não chegava ao conhecimento público.


Que continuemos avançando na direção de uma sociedade democrática.






Nenhum comentário:

Postar um comentário