Pages

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

AMAZÔNIA - ELEIÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS - 2012 - ROMNEY OU OBAMA?

Nessa disputa para presidência do Estados Unidos existem duas propostas e bastante diferentes uma da outra. 

Romney, do Partido Republicano, representa o que sempre existiu nos Estados Unidos da América, ou seja, é um conservador, com propostas capitalistas de atuação mínima do Estado na economia. 

É bem verdade que essa estratégia sempre funcionou muito bem, tanto assim, que os Estados Unidos se tornaram a maior potência econômica e militar do planeta. Contudo, após a crise econômica, em função da supervalorização das hipotecas dos imóveis americanos, essa fórmula de não intervenção do estado na economia foi mitigada, e de forma acertada pelo Obama, ao injetar bilhões de dólares na economia, mais especificamente no setor bancário, bem como nas duas grandes montadoras de automóveis americanas.

O mundo reagiu de maneira perplexa diante dessa ajuda do governo americano à inciativa privada, uma vez que se tratava, de certa forma, de uma negação da forma de agir do estado americano, país que levou o capitalismo ao ponto mais extremo, ou seja, o do estado mínimo.

Ao que tudo indica, a atuação do governo Obama foi a mais acertada. Tratava-se naquele momento de evitar um mal maior, que seria a quebradeira generalizada dos bancos americanos, com sérias consequências em outros setores da economia, resultando em desemprego em massa nos EUA, com reflexos negativos no mundo inteiro. Da mesma forma, quando prestou auxílio financeiro às duas montadoras americanas de automóveis, que, de certo modo, tratam-se de empresas tradicionais, que simbolizam o EUA.

Pelo que tem demonstrado, Obama concebe que o estado deve sim atuar na economia. Mais recentemente, assisti por telejornais que o governo americano vai injetar mais alguns bilhões de dólares na economia, como forma de induzir o crescimento, à semelhança do que tem ocorrido no Brasil nos dois governos Lula e agora no de Dilma Roussef.

Ainda nesse sentido, lembro do esforço do Obama para aprovar alteração no sistema de saúde, para que fosse possível inserir nesse sistema uma parcela da população americana, aquela com menos recursos financeiros, o que não conseguiu.

Contudo, pelas últimas notícias que tive, havia um empate técnico entre Obama e Romney na preferência do eleitorado americano.

Romney ou Obama? Que o eleitorado americano decida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário