Pages

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

AMAZÔNIA. MACAPÁ.BELÉM.ELEIÇÃO PREFEITO 2012. SEGUNDO TURNO. DECISÃO BEM PENSADA


Por Romulo Souto. Mestre em Engenharia Elétrica e Advogado.



No próximo domingo, 28/10/12, ocorre o segundo turno da eleição para prefeito 2012 em Macapá e em Belém. Serão disputas muito acirradas, haja vista que em Macapá há empate técnico entre os candidatos Roberto Góes e Clécio. Em Belém, a diferença favorável a Zenaldo vem caindo.

Os eleitores terão a grande oportunidade de escolher aquele que melhor irá representar seus anseios durante os próximos quatro anos. Portanto, uma escolha errada significa ter que esperar mais quatro anos para corrigi-la. 

Tanto em Macapá quanto em Belém, por coincidência, existe um representante do PSOL, partido ainda recente na política brasileira, mas que nasceu com uma aparência muito grande com o PT dos anos 1980. Até mesmo alguns dos integrantes do PSOL são oriundos do PT, a exemplo do candidato Edmilson Rodrigues.

O PSOL tem se destacado nacionalmente pelas lutas em prol da moralidade pública e de políticas voltadas para a classe trabalhadora.

Recentemente, na CPI do Cachoeira, o senador amapaense Randolfe Rodrigues teve participação ativa, o que o projetou nacionalmente, sendo considerado em pesquisa no Congresso Nacional como um político  de grande destaque, o que resultou em matérias jornalísticas em mídias nacionais considerando-o como virtual candidato do PSOL ao cargo de Presidente da República em 2014. Trata-se de algo extremamente importante para o Amapá. Uma propaganda positiva, contrapondo-se às notícias do nosso Estado nas mídias nacionais que, em regra, são muito negativas, a exemplo do escândalo na Assembleia Legislativa, no caso da CEA, na Operação Mãos Limpas, envolvendo o Poder Executivo Estadual e o Tribunal de Contas do Estado. Nas investigações que envolveram o Poder Executivo Municipal.

Em recentes visitas feitas à Macapá tenho percebido o abandono em que a cidade se encontra, o que me entristece. E olha que Macapá é pequena. 

Já tive oportunidade de falar neste blog acerca das "reformas" feitas em praças construídas na gestão do então Governador Barcelos, no início dos anos 1980. Como exemplo, a "reforma" realizada na Praça Nossa Senhora da Conceição, de má qualidade. Na realidade , aquilo que se vê não pode ser chamado de reforma.

O abandono também se verifica no tocante a manutenção da pavimentação asfáltica. Como exemplo, a Av. Ataíde Teive, entre Jovino Dinoá e Odilardo Silva. Mas não se restringe a esse trecho, basta se deslocar pela cidade para se constatar essa triste realidade. Alguns conhecidos meus que já visitaram Macapá brincam comigo perguntado se há lei proibindo a uso de meio-fio nas ruas. 

O transporte coletivo também é um serviço de má qualidade. As queixas dos usuários são muitas. A saúde, embora seja uma problema nacional, é muita precária em Macapá. Na área educacional também se avolumam problemas.

Para resolver os problemas elencados acima e outros não listados os eleitores macapaenses têm a sua escolha duas propostas e bem diferentes uma da outra. De um lado Clécio, do PSOL e, do outro, Roberto Góes do PDT.

Em Belém, o candidato Edmilson Rodrigues tem uma vida política voltada para as lutas sociais. Nos anos 1980 militou no PT chegando a ser prefeito de Belém por dois mandatos, em 1997-2000 e 2001-2004. Naquelas oportunidades, revolucionou a administração municipal porque ampliou o olhar, passando a focar áreas e pessoas que eram esquecidas por gestores municipais anteriores a ele. O Exemplo mais nítido foram os trabalhos desenvolvidos em algumas baxadas de Belém, como aquela que se situa no final da Trav. Humaitá, próxima a Passagem Jarina. Eu conheci como era antes, e vi como ficou depois da atuação da prefeitura. Isso significa dignidade para as pessoas que ali habitam. Significa mudança na forma de governar. Significa inclusão, respeito às pessoas.

Também foram desenvolvidos vários projetos na área social, que resultaram em prêmios nacionais como o Prefeito Criança. Mas não ficou somente nisso. As propostas relativas ao trânsito também foram importantes. Senão, vejamos: concebeu e deu início ao prologamento da Av. João Paulo Segundo, antiga Primeiro de Dezembro. Quem não se lembra como trabalhadores que fazem uso de bicicleta para se deslocar casa/trabalho/casa arriscavam as suas vidas ao transitarem na Av. Almirante Barroso. Então, foi construída a ciclovia. A revitalização da Rodovia Augusto Montenegro; a unificação das quatro pistas da Av. Almirante Barroso, dentre outras obras.

Portanto, duas propostas se apresentam aos eleitores de Belém que, da mesma forma que  ocorre em Macapá, são totalmente opostas. Cabe a cada um desses eleitores pensar bem e escolher aquela que poderá melhorar as condições da cidade e, principalmente, dos cidadãos. E, finalizando, é bom ressaltar que mudanças não condizem com conservadorismo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário