Pages

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

AMAZÔNIA. MACAPÁ(AP) - FOTOGRAFIAS ANTIGAS - VISTA AÉREA DA CIDADE E FOTOGRAFIA DO ANTIGO FÓRUM

As duas fotografias foram obtidas, respectivamente, do sítio biblioteca.ibge.gov.br e do Blog Porta Retrato.


Fotografia 1. Vista aérea de Macapá




Imagem 1. Mesma vista da fotografia 1, porém atual

Fotografia 2. Fórum de Macapá

Na fotografia 1, vista aérea da cidade, é possível identificar diversos prédios ainda hoje existentes. No sítio do IBGE, consta como sendo dos anos 1950, não precisando exatemente o ano.

Então, passemos a identificar os locais. No canto lateral direito, de baixo para cima, temos o Grupo Escolar Barão do Rio Branco. Logo acima, o Antigo Ginásio de Macapá, mais conhecido como GM.

A praça que aparece na frente do Grupo Escolar Barão do Rio Branco, tem o mesmo nome do diplomata brasileiro. Um dos lados está pavimentado. No outro lado, que não há pavimentação, no meio do quarteirão, o prédio de dois pavimento, acredito seja o dos Correios.

Descendo na mesma rua dos Correios, Av. Coriolano Jucá, chega-se ao prédio que apresenta andaimes na frente, que facilmente se percebe ser o antigo Fórum de Macapá. Se observar a fotografia 2, acredito seja do mesmo ano, pois o prédio apresenta os mesmos andaimes de madeira, com uma escada em diagonal, da direita do canto inferior para esquerda do canto superior da fotografia 2.

Nos fundos do Fórum, atual sede da OAB, aparece um terreno desocupado, onde atualmente funciona a agência Coriolano Jucá, do Banco do Brasil.

Percorrendo mais para esquerda da fotografia 1, tem-se uma área descampada, que é a praça Veiga Cabral ainda sem nenhuma pavimentação. A Igreja de São José é facilmente percebida. No lado mais à esquerda  da praça, atualmente é o local do Teatro das Bacabeiras. Nesse lado funcionava parte do Arraial de São José, um grande Evento em Macapá até início dos anos 1980.

Caminhando na rua ao lado esquerdo da Igreja de São José, um pouco mais ao alto existe uma área descampada, onde hoje está localizada a Basílica, construída na antiga praça em frente ao Cemitério. Portanto, na área descampada em frente a esse terreno, encontra-se atualmente o Cemitério, na Rua Eliezer Levy.

No canto inferior esquerdo, está o Hotel Macapá, antigo prédio de dois pavimentos, que foi demolido e, no seu local, construído o atual hotel. Bem na frente, o trapiche.

Retornando para o lado direito da fotografia 1, na rua em frente ao Barão do Rio Branco, Av. FAB, na época ainda não passava em frente ao Hospital Geral de Macapá, que aparece nesta fotografia, caminhando para cima, na construção que fica na diagonal em relação a projeção da Av. FAB.

Estando certa a data da fotografia 2, pode-se afirmar com grande possibilidade de acerto que a fotografia 1 é de 1945. Para tanto, basta apenas ampliar a fotografia 1 e confrontar os detalhes dos andaimes do prédio do Fórum com aqueles da fotografia 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário