Pages

sábado, 14 de maio de 2016

AMAZÔNIA. NOTÍCIAS - 14-05-16

BRASIL: O GOLPE EM ANDAMENTO. A DEMOCRACIA SANGRA

O golpe que teve início com o Eduardo Cunha, quando, de forma clara, lhe foi negado apoio pelo PT para livrá-lo do processo de perda de mandato no Conselho de Ética, em retaliação, aceitou a proposta de Impeachment realizada por Hélio  Bicudo, Janaína Paschoal e Miguel Reale Junior .

A aceitação já teve inicio com desvio de finalidade e com abuso de poder por parte de Eduardo Cunha, que mais tarde teve o mandato suspenso pelo Teori Zavascki, que, em resumo, disse que Eduardo Cunha não tinha condições morais mínimas  para exercer tão relevante cargo público.

A votação do relatório na Câmara dos Deputados foi um circo de horrores, com políticos envolvidos em corrupção dizendo que votavam contra esse mal que aflinge a sociedade brasileira. No entanto, um ou outro, disse que votava porque achava que Dilma havia cometido crime de responsabilidade, o que não aconteceu, como de forma magistral o José Eduardo Cardoso pode esclarecer.

Essa votação era justamente para se dizer se haviam indícios do cometimento de crimes de responsabilidade e, mais de setenta por cento dos que votaram nada falaram a respeito disso. Falava -se em corrupção na Petrobras, nos problemas da economia, no número de desempregados, em conjunto da obra, mas nada, absolutamente nada sobre crime de responsabilidade, que é pressuposto essencial para um impeachment, sob pena de se cometer um golpe institucional contra Dilma. Ou seja, a votação não analisou o que deveria ser analisado:houve ou não crime de responsabilidade.

Vencida a etapa na Câmara dos Deputados, o resultado foi encaminhado para o Senado. Por mais absurdo que possa parecer, o relator escolhido foi o Anastasia, do PSDB, que pagou R$45.000,00 (quarenta e cinco mil reais) para Janaína Pascoal elaborar parecer sobre o impeachment. Ou seja, quem pediu o parecer para o impeachment, relatou o processo no Senado. O PSDB, o partido que mais desejava o afastamento da Dilma, juntamente com o PMDB, relata o processo no Senado. Há possibilidade de outra solução, que não a aceitação da denúncia?

No Senado, o José Eduardo Cardoso, mais uma vez, de forma magistral, demonstrou cabalmente a inexistência de crime de responsabilidade, mas como a oposição tem a maioria, o relatório foi aprovado.

Percebe-se, nitidamente, que estão sendo violados o direito da ampla defesa e do contraditório, devido a parcialidade do relator Anastasia, que já tinha um posicionamento prévio, que é o do PSDB, do seu mentor Aécio Neves.

Mais uma vez, a votação, em grande parte, falava-se em corrupção na Petrobras, desemprego elevado, conjunto da obra, que nada tem a ver com crimes de responsabilidade, que é o que se deve analisar neste processo. Se tem problema na Petrobras, que se abra uma CPI, que se encaminhe para o STF; se não se gosta do governo, que se troque por meio de eleição, que é uma das ferramentas previstas na constituição. Agora,o que não se pode é destituir uma Presidente da República, sobre quem não não há dúvidas quanto a sua honestidade, que não cometeu crime de responsabilidade. Isso é golpe, ferindo de forma grave a Constituição federal de 1988. Isso não se pode admitir, sob pena de retrocesso em nossa ainda jovem democracia.

Agora, não poderei deixar de falar sobre algo que ainda  nada se falou: a traição de Temer em relação à Dilma. Como ele, Vice-presidente, pode tramar contra a Dilma para se beneficiar. Movimentou o PMDB para votar contra Dilma, para se beneficiar. Não se está falando de lei, mas de ética. Caso ele discordasse da Dilma e quisesse movimentar o PMDB contra ela, que antes disso renunciasse ao cargo. Agora, como aconteceu é algo extremamente reprovável, e que marcará a vida política dele para sempre. A história  registrará esse ato tão baixo dele contra quem ele devia lealdade.

A ânsia de chegar ao poder, daqueles perdedores de eleição, e daqueles que não têm votos, chegou a um ponto tão baixo, que paralisou o Congresso para evitar aprovação de medidas do Governo Dilma visando prejudicá-la, quando na realidade estavam prejudicando o país. Engessaram o governo para jogar a população contra esse governo.

Mas espero que o tempo conte a verdadeira história desse golpe nominando aqueles que o perpetraram para que sejam reconhecidos e marcados por tão vil ato.









Nenhum comentário:

Postar um comentário