Pages

terça-feira, 18 de setembro de 2012

AMAZÔNIA - MACAPÁ NO TEMPO - 18-09-12

As fotografias abaixo permitem olhar a Macapá no decorrer do tempo. A primeira fotografia, tirada no sentido do rio Amazonas para dentro da cidade, dá destaque à Fortaleza São José de Macapá. À frente desse prédio, mas voltado para o rio Amazonas, está o prédio da sede Círculo Militar, hoje retirado do local por decisão do IPHAN. À direita da Fortaleza, onde aparecem barcos, essa área foi aterrada, e atualmente é o local da agência Macapá, do Banco do Brasil.

Caminhando no sentido de baixo para cima da fotografia, vemos o Mercado Central de Macapá, inaugurado em 1953, logo acima da Fortaleza.

A rua à esquerda do Mercado é a Av. Henrique Galúcio; a segunda à direta, é a Av. Coaracy Nunes, que termina na esquina da Rua Leopoldo Machado, exatamente no meio do Estádio Glicério de Souza Marques, inaugurado em 1950.

Na sequência, para à esquerda, paralelas à Av. Henrique Galúcio, estão a Av. Ataíde Teive, Av. Capitão Pedro Baião e Av. Feliciano Coelho.

Com muita atenção, é possível observar, no canto esquerdo superior, na área descampada, que é a Praça Nossa Senhora da Conceição, em frente ao antigo Ginásio Feminino, hoje, salvo engano, Colégio Santina Rioli; também  dá para ver a Igreja Nossa Senhora da Conceição e, ao lado, o antigo prédio do Cine Paroquial, localizado na esquina da Rua Jovino Dinoá, com a Av. Feliciano Coelho.

Fonte: biblioteca.ibge.gov.br

A fotografia abaixo foi capturada no dia 31/08/12, focando a área que foi aterrada, mais exatamente na esquina da Av. Coaracy Nunes com a Rua Bingo Uchoa (antiga Rua Independência).

A fotografia seguinte apresenta um outro ângulo, em que é possível ver a entrada da Fortaleza, pintada na cor branca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário